Publicidade


"Sua Marca Aqui"

Manifestação BH contra aumento das tarifas de onibus

MANIFESTO em Belo Horizonte
15/06/2013

Estive presente na manifestação pacifica da população de Belo Horizonte nesta tarde de sábado.

A concentração teve inicio na Praça da Savassi e de lá rumamos sentido Prefeitura de Belo Horizonte, Praça 7, (de forma bem organizada), seguimos para a Praça da Estação,onde a presença da policia militar era mais intensa e protegiam as entradas para que os manifestantes não invadissem o local. Estava acontecendo lá a transmissão do Jogo Brasil e Japão pela Copa das Confederações, organizada pela FIFA.

Ao termino do jogo, haveria no mesmo local, evento já tradicional da cidade. Com muitas faixas, algumas caras pintadas, muitas bandeiras do Brasil, seguimos para a Rodoviária (Complexo da Lagoinha)passando pela Rua Guaicurus, e retomamos a Av. Afonso Pena encerrando na Praça 7 onde todos cantaram o Hino Nacional. 
Nos trajetos acima descritos, a Policia Militar acompanhou e cumpriu sua missão: a de garantir a segurança aos manifestantes e se portar de forma calma e firme.
Esta grande concentração de jovens em passeata (cerca de 10 mil pessoas) que tomou conta do centro da cidade, se integrou também aos manifestantes do Ato contra o Estatuto do Nascituro



Gritando palavras de ordem em repudio ao atual governo, contra o aumento da tarifa de ônibus, (R$ 0,20 que não é pouco se for arrancado do bolso de todos).Contra a corrupção, contra  a administração publica, Prefeitura e seu atual prefeito Marcio Lacerda, a FIFA e a Copa das Confederações, a favor da SAÚDE - EDUCAÇÃO - SEGURANÇA.
Abro aqui um parêntese para dizer que a Justiça proibiu através de liminar expedida pelo desembargador Barros Levenhagen toda e qualquer manifestação em Belo Horizonte e em seu município  onde o Governo do Estado moveu ação contra  dois sindicatos Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG).  abaixo trechos de reportagem do Hoje em dia sobre a manifestação dos servidores da educação no ultimo dia 05:

Conforme a decisão, os sindicatos ficam proibidos de realizar as manifestações programadas para este período em todo o território estadual, especialmente nas vias de acesso ao Mineirão e em seu entorno. Em caso de descumprimento da medida, as entidades estarão sujeitas ao pagamento de multa diária no valor de R$ 500 mil.

A liminar estende ainda a proibição a "todo e qualquer manifestante que porventura tente impedir o normal trânsito de pessoas e veículos, bem assim o regular funcionamento dos serviços públicos estaduais, apresentação de espetáculos e de demais eventos esportivos e culturais". 
Para fundamentar sua decisão, o desembargou citou trechos de leis, entre eles o parágrafo 3 do artigo 6 da Lei 7.783/1989: "As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano ã propriedade ou pessoa". Além disso, o magistrado acrescentou que a "interdição de vias urbanas ou frustração de acesso a eventos já programados viola direitos individuais difusos e coletivos da população da capital mineira". 
Segundo o presidente do Sindpol, Denilson Martins, a atitude do governo é inconstitucional e fere o direito de greve dos trabalhadores. "Essa é a prática mais vil de todos os atentados antissindicais promovidos pelo governo, mas não vamos deixar barato", garantiu. Segundo o representante dos policiais civis, o departamento jurídico do sindicato já está preparando um recurso de Agravo de Instrumento contra a liminar.
(texto extraido do jornal hoje em dia) 
E para complementar observem meus amigos leitores essa liminar é totalmente inconstitucional
leia-se:
Artigo 5º da Constituição Federal

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
Contra a Rede Globo de televisão e a mídia manipuladora, contra a injustiça e discriminação, (bandeira do movimento GLS estava presente). Foi um ato totalmente pacifico onde mostramos o nosso direito de cidadãos de ir e vir, de manifestar e de ocupação das praças.

Os organizadores deste manifesto COPAC – Comitê Popular de Atingidos pela Copa que vem, inclusive,  sendo organizado e divulgado através da rede social Facebook, informou que a manifestação não vai parar, que o povo não aceita a liminar da Justiça, nem o aumento abusivo dos coletivos e que na segunda feira proxima, dia 24/06 voltaremos. 

veja o evento em:

https://www.facebook.com/events/181900998638964/183116478517416/?notif_t=event_mall_reply


Diversas cidades estão se levantando! O Brasil todo está se organizando e radicalizando a luta pela redução das tarifas, contra o aumento e pelo PASSE LIVRE! Transporte não é pra dar lucro é pra dar LIBERDADE.

Algumas cidades já conseguiram revogar o aumento e continuam na luta. Belo Horizonte não ficará de fora! Participe da primeira reunião para organizar o movimento e vamos fazer isso aqui virar uma cidade POPULAR!


SE A PASSAGEM NÃO 
CAIR, 
BH 
VAI 
EXPLODIR!





Da Redação
Leda Rocker

2 comentários:

  1. Veja matéria e fotos sobre a Manifestação ocorrida em BH em 15/06

    ResponderExcluir
  2. Galera, por trás deste movimento os sindicatos que foram proibidos (Sindicato dos Professores e da Policia Civil) estão juntos porque se aparecer bandeira de algum partido ou Sindicato a multa é de 500 mil reais por dia conforme a liminar expedida. E outra coisa, também sei que a questão do aumento de transporte, embora seja o 2o. ato contra, é somente uma mera sugestão para muitos outros assuntos pertinentes que ficaram flutuando no ar enquanto a passeata seguia. Isso por minha própria observação.

    ResponderExcluir

Pelo Mundo

Publicidade

Publicidade
sua marca aqui

Colaboração Voluntária

As matérias, artigos aqui publicadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores; suas opiniões não refletem necessariamente as de Leda Rocker.
Fotos, imagens, vídeos e afins, aqui expostos, são publicados com a permissão de seus respectivos autores e colaboradores. Assim sendo , exclusivamente trabalho colaborativo, voluntário e sem fins lucrativos.